Hoje é Qua Jan 17, 2018 9:41 am

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 24 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3  Próximo
O que saber sobre a Reforma Ortográfica. 
Autor Mensagem

Data de registro: Dom Nov 16, 2008 4:53 pm
Mensagem O que saber sobre a Reforma Ortográfica.
Bom, é o seguinte, já que eu ando sem nada para fazer atualmente, resolvi ir ler o acordo sobre a reforma ortográfica e estudá-lo. E, pensando nos meus caros colegas do fórum, os quais, provavelmente, não irão ler isso, eu fiz aqui um "pequeno" resumo sobre as mudanças que já estão valendo na língua portuguesa. Eu vou dividir em tópicos, começando~

Alfabeto.
A mudança mais simples de todas, tudo que você tem que saber é que nosso alfabeto tem agora 26 letras, simples! São estas o "k", o "w" e o "y". Acabou-se o preconceito contra elas u_ub. Foram adicionadas porque já eram usadas em nomes, além de simbolos, palavras estrangeiras, etc, etc. however, continuando...

Trema.
Simplesmente não existe mais! Eu realmente não aguentava usá-lo, mas pensem bem: quase ninguém lembrava de colocá-lo, mas ao ler uma palavra, a pessoa poderá ler errado porque não há mais o trema... Enfim, tudo que eu preciso é saber escrever, por enquanto u.u. Vamos dar um belo adeus a você, com uma carinha alegre: Ü
Exemplos: Consequência(que era conseqüência), cinquenta(cinqüenta), frequência(freqüência), etc.

Acentuação
...Uma das piores partes =_=, na minha opnião, meio inútil, sem falar que vai ficar horrível, mas vamos lá...
- Regra: Ditongos abertos(ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas.
Você teve uma idéia? Não teve mais! Agora você só terá ideias se quiser passar em redação u_u.
No entanto, essa regra só vale para palavras paroxítonas, para quem não lembra, as palavras paroxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a penultima. Exemplo: paranoico. pa-ra-noi-co. Não existe mais acento aí. É sim, eu sei que é triste.
Outros exemplos: Coreia(Coréia), apoio(apóio), boia(bóia), etc.
OBS¹: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o maldito acento continua, ex: herói, constrói...
OBS²: O acento no ditongo aberto "eu" também continua, ex: véu, chapéu...

-Regra: Os hiatos "oo" e "ee" não são mais acentuados.
Vocês leem isso bem, não é?

-Regra: Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas.
Como assim? É o seguinte, uma palavra homógrafa e aquela que tem a mesma grafia de outra, mas é pronunciada diferente. Para pronunciar corretamente utilizavam o tal acento diferencial, que não existe mais.
exemplos: para(que era pára - verbo), pelo(que era pêlo - substantivo), etc.
No entanto, o acento ainda permanece no verbo "poder" e no verbo "pôr" para que seja diferenciado da preposição "por", senão os sentidos iriam se confundir um pouco, não acham?

-Regra: Não se acentua mais a letra "u" nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui).
Não vou nem mentir: eu não fazia ideia de que essa regra existia antes, então vou me dar muito bem com ela o_o'. Eu não sabia, por exemplo que "enxagúemos" tinha um acento no "u" porque eu nunca escrevi essa palavra na minha vida! Bom, se eu precisar escrever agora saberei que ela não tem mais acento u_u.
Exemplos: Enxaguemos(antes enxagúemos), argui(argúi), etc

-Regra: Não se acentua mais "i" e "u" tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo.
O que eles tem contra as pobres paroxítonas ._.? Mas enfim, vocês sabem que nossa língua é uma feiura, e lá se foi o acento de 'feiura'.
Outros exemplos: boiuna(antes boiúna), baiuca(baiúca), etc.

Hífen.

- Regra: Hífen não é mais utilizado em palavras formadas de preficos(ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas.
É isso aí, infelizmente eu não sou mais anti-social T-T, terei que ser antissocial a partir desse ano ._. É horrível, eu sei x_x
Exemplos: arquirromântico(antes arqui-romântico), extrasseco(extra-seco), ultrassonografia(ultra-sonografia), etc
OBS: No entanto, em prefixos terminados por "r", o hífen, o chato do hífen continua se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra, como assim? Eu estou sendo hiper-realista, compreende?

-Regra *isso ta começando a cansar*: O Hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos(ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal.
Se você leu bem, vai entender perfeitamente que os livros de auto-ajuda já não existem. Agora só há livros de autoajuda.
Exemplos: autoafirmação(antes auto-afirmação), extraescolar(extra-escolar), etc..
OBS: Vamos lembrar que o "H" é mudo às vezes, mas não deixa de ser uma consoante, ou seja, essa regra não vale se ele existir, ex: anti-herói.

-Regra: Agora se utiliza hífen quando a palavra é formada por um prefixo(ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
Aquele era seu arquiinimigo? Não é mais, passou a ser seu arqui-inimigo por causa da reforma ortográfica, se quiser ir reclamar vá no Lula. E não vai adiantar.
Exemplos: Anti-ibérico(antes antiibérico).
EXCEÇÃO: Com o prefixo "co" não utiliza-se hífen. Não me perguntem por quê. Coopere comigo.

-Regra: Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição.
Alguém já assistiu ao Manda-chuva? Pois agora ele se chama Mandachuva u_u
Outros exemplos: paraquedas(antes pára-quedas), páralama(pára-lama), etc.
NO entanto, o hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação, e naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas, uma questão de semântica: ano-liz, azul-escuro, segunda-feira...

Observações gerais sobre o hífen:
Ele continua em palavras com prefixos:
•"ex", "vice", "soto". Ex: ex-marido.
•"pré", "pró", "pós". Ex: pré-natal.
•"pan"+ palavras iniciadas em vogal, M ou N. Ex: pan-americano.
•"além", "aquém", "sem", etc. Ex: além-mar.
Ele sumiu em:
•Locuções de qualquer tipo. Ex: fim de semana. - Infelizmente há exceções: água-de-colônia, cor-de-rosa, etc.

Pronto! Terminei, se você aprender isso da pra se adaptar à nossa nova linguagem, eu sou contra muitas coisas aí, mas fazer o que se tenho que aprender u_u. Ficou tosco, eu sei. Agradeço aos que tiverem ao menos uma vontade mínima de ler. E nunca, nunca mais voltarei a fazer isso! x_x

Fonte de pesquisas: - Leitura recomendada.

Seg Jan 19, 2009 6:28 pm
Perfil E-mail WWW
Site Admin

Data de registro: Sex Nov 14, 2008 2:52 pm
Mensagem Re: O que saber sobre a Reforma Ortográfica.
Whooa, que trabalhão que você deve ter tido pra fazer isso Ama O_O, meus parabéns. É um saco que eles tenham tirado a trema... eu adorava usa-la, (ao contrário de vc, pelo visto XDD) e eu sempre lembrava de colocar... =3. Bom, parabéns novamente XD

Ter Jan 20, 2009 12:42 pm
Perfil E-mail

Data de registro: Sáb Nov 15, 2008 2:16 pm
WHOA! Omg, quanta regra @_@ eu tenho certeza de que vou fazer confusão este ano! Que droga, eles não poderiam esperar pelo menos eu acabar a faculdade pra reformar a ortografia?? Ò_O Eu aposto como os professores de português vão pegar no nosso pé por isso.

Ter Jan 20, 2009 2:16 pm
Perfil E-mail WWW

Data de registro: Dom Nov 16, 2008 7:34 pm
Cara, o Lula merece a morte. Só porque ele escreve errado o resto do país tem que escrever também? u__u" Essa reforma foi a coisa mais estúpida e absurda que eu já vi na vida. Pelamor, agora se tiver alguém se afogando eu não vou mais jogar uma bóia, vou jogar a marida do boi. Affff.. >_____> ~ *Atira no Lula com um canhão.*

Ter Jan 20, 2009 9:36 pm
Perfil E-mail ICQ WWW

Olha, não é querendo defender o Lula, eu costumo ser indiferente aos presidentes desse país mesmo*nem aí*. Mas esse acordo já estava pra ser assinado há anos e anos atrás e o povo ficava enrrolando e não fazia nada ._. . Pelo menos uma coisa que não voltará a acontecer nem tão cedo é uma outra reforma ortográfica.

Ter Jan 20, 2009 10:18 pm
Perfil E-mail WWW

Data de registro: Dom Nov 16, 2008 7:34 pm
Eu não posso perder a oportunidade de falar mal do Lula. >XD" Mas tem tanta coisa importante que deve ser feita e tá sendo deixada de lado por anos e anos, né. D: E esse acordo só quem queria mesmo foi quem fez. Ninguém foi perguntar ao povo se eles queriam ou não, e isso não só no Brasil. o_o

Ter Jan 20, 2009 11:29 pm
Perfil E-mail ICQ WWW

bah, políticos! Não procuro entendê-los @_@']

Ter Jan 20, 2009 11:59 pm
Perfil E-mail WWW
Site Admin

Data de registro: Sex Nov 14, 2008 2:52 pm
Desculpa mas eu concordo em gênero, número e grau com a Lanna XD, o Lula é um ******, burro, analfabeto, e muito, muito espertinho. Senão ele não estaria na prefeitura agora =__=. Como que a população pode ser tão cega?? Tão ignorante, acreditando em qualquer besteirinha que um político que se diz "do povo" possa falar? Na minha opinião o país precisa de um presidente que não seja do povo e sim que saiba administrar o dinheiro para melhorar o país em todos os setores, favorecendo todas as classes sociais. E não dando esmolacomida para os que precisam e sim empregos e oportunidade de trabalho. (Como que o assunto foi chegar em política mesmo ? =D)

Qui Jan 22, 2009 9:50 am
Perfil E-mail

gente, eu num to defendendo ninguém ._. já disse que sou indiferente.

Qui Jan 22, 2009 9:58 am
Perfil E-mail WWW

Data de registro: Sáb Nov 15, 2008 2:16 pm
---------
Eu concordo que o Lula é um miserável u_u mas voltando ao tema da reforma, não foi culpa dele e sim de todos os outros presidentes e não só os do Brasil. Afinal, a lingua portuguesa é falada em muitos países, e é a única que difere quanto á escrita de uma mesma palavra. Eu acho que a culpa é dos folgados, que ficam abreviando as coisas porque o certo é muito grande e bla bla bla. Foram eles que ficaram com preguiça de falar "vossmissê" e passaram pra "você" e que hoje já tá virando só "". Ou seja, a culpa não é apenas das autoridades, mas da população como um todo [tirando, obviamente, os que falam o português direito]. Isso é uma questão de cultura, e o Brasil é imensamente pobre nessa área. Mas não é por isso que a gente tem que a****** a cabeça e aceitar essa reforma ridícula! Ò_O Eu sou radicalmente contra essa baboseira toda.

Qui Jan 22, 2009 10:22 am
Perfil E-mail WWW
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 24 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3  Próximo